logo especiallita

Contenção Ortodôntica

A modificação na posição dos dentes, realizada durante a fase ativa do tratamento ortodôntico, invariavelmente, requer nova adaptação da musculatura da bochecha, língua e lábios, assim como dos tecidos periodontais (osso alveolar, ligamento periodontal e fibras gengivais). Por isso, imediatamente  após a retirada da aparelhagem corretiva, inicia-se a fase final do tratamento ortodôntico, conhecida como  Contenção”.

 

Nesse momento, torna-se necessária a utilização de dispositivos que mantenham os dentes nas suas posições ideais, enquanto as estruturas circunvizinhas se reorganizam.  A  estabilidade da correção depende do tipo de movimentação dentária realizada, mas também está parcialmente vinculada à colaboração do paciente no uso adequado dos aparelhos de contenção e nos retornos periódicos, conforme orientação dada pelo  ortodontista.

 

O tipo  e o tempo de permanência dos aparelhos ortodônticos de contenção dependem das características e do grau de severidade do problema tratado, da quantidade de periodonto de inserção (osso alveolar) presente, da quantidade e do tipo de movimentação realizada, da presença de padrões musculares  desfavoráveis, dentre outros. Assim, variações em protocolos de contenção acabam existindo para cada peciente, individualmente.

consultorio


Importância do uso da contenção ortodôntica

Speciallità Ortodontia ® - Todos os direitos reservados. Copyright 2012