logo especiallita

APARELHO FIXO CORRETIVO TOTAL

Os aparelhos fixos recebem este nome por serem colados diretamente sobre o esmalte dos dentes, por meio de  cimentos e adesivos especiais. Podem ser utilizados em crianças e adultos, independem da colaboração de uso, mas necessitam de maiores cuidados durante a  alimentação e higienização bucal.

Constituídos, basicamente, de anéis, "brackets" e fios, são capazes de realizar movimentações dentárias nos três planos do espaço, oferecendo ao profissional a possibilidade de total controle do tratamento e detalhamento artístico, o que confere a cada caso uma individualização única.

 

   
Aparelho Fixo Corretivo Metálico / Cerâmico Apresentação das partes constituintes do aparelho corretivo fixo

 

 

• Metálico

Os "brackets" metálicos, na sua grande maioria fabricados com ligas de aço inoxidável,  são os mais tradicionais, resistentes e eficientes, além de permitirem uma remoção bastante segura (pouco risco de fratura de esmalte durante a remoção do aparelho). Existem vários tipos, modelos e tamanhos e, atualmente, estão cada vez menores, mais discretos e confortáveis.

 

   
Aparelho Fixo Corretivo Metálico Colagem de "Brackets" Ortodônticos

 

 

• Cerâmico (Estético)

Foram  introduzidos no final da década de 80 e representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter o “sorriso metálico”. A sua utilização motivou o paciente adulto a buscar o tratamento ortodôntico.

Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples, feitos de plástico (policarbonato) ou de fibra de vidro, são mais frágeis e podem corar durante o tratamento. Os de melhor qualidade, fabricados em porcelana, são razoavelmente resistentes e não absorvem pigmentos dos alimentos.




Os “brackets” de porcelana podem ser divididos em duas categorias: os feitos de porcelana policristalina, de cor perolizada (a)  e os de porcelana monocristalina (b), também conhecidos comercialmente por “brackets de safira”. Este último, a mais recente inovação em aparelhos estéticos,  tem uma aparência incolor, o que torna o sistema praticamente imperceptível. Cada cristal da porcelana é lapidado, polido e transformado em um “bracket” liso, claro e resistente, além de serem menores e menos volumosos que os de cerâmica policristalina.

   
a) "Bracket" cerâmico policristalino
b) "Bracket" cerâmico monocristalino (Safira)
Amarração elástica do aparelho "estético"

 

 

IMPORTANTE!

Os "brackets" de porcelana oferecem como ÚNICA vantagem uma melhor aparência estética. Como desvantagens, destacamos:

1- são menos resistentes que os metálicos (fraturam com mais facilidade);

2 - na sua maioria, apresentam maior atrito com os fios e por isso maior resistência ao deslizamento dentário;

3 - baixa segurança durante a remoção do aparelho (grande possibilidade de fratura de esmalte) -  o que é, na nossa opinião, a maior e mais séria desvantagem.

 

 

Speciallità Ortodontia ® - Todos os direitos reservados. Copyright 2012