logo especiallita

Contenção no Arco Inferior

No arco inferior, utilizamos uma contenção fixa conhecida como “Barra inter-caninos”,  por ser  um dispositivo imperceptível, pouco volumoso, confortável e de fácil higienização, permitindo a correta limpeza do sulco gengival por meio do fio dental.  Normalmente, é confeccionada com fio ortodôntico liso, adaptada na face lingual dos dentes ântero-inferiores e colada nos caninos, embora possam existir algumas variações:

 

• Eventualmente, é necessário colar o fio também nos incisivos, caso estes tenham se apresentado muito girados antes do tratamento, ou mesmo tenham pouca inserção óssea. 

 

 

• Em casos de extração envolvendo 1os pré-molares, pode-se estender o segmento de fio até os  2os pré-molares, colando-o também nesses dentes.

 

 

consultorio

NOTA IMPORTANTE!   A região dos incisivos e caninos inferiores representa um local que sofre alterações decorrentes do processo de maturação e envelhecimento da dentição. A distância entre os caninos tende a diminuir ao longo da vida, acarretando o apinhamento dos incisivos. Por esse motivo, passado o período efetivo da contenção (em média, 2 anos),  recomendamos aos nossos pacientes que a barra inter-caninos seja mantida por tempo indefinido, como uma prevenção às prováveis modificações nessa região.

Speciallità Ortodontia ® - Todos os direitos reservados. Copyright 2012