logo especiallita

Tipos de Aparelhos

Nos últimos 20 anos, uma imensa evolução tecnológica aconteceu na Ortodontia. A indústria dos materiais voltou-se para a fabricação de aparelhos cada vez mais resistentes, biocompatíveis e confortáveis. Digamos que na ultima década, a maior preocupação tem sido a obtenção de aparelhos mais estéticos, fato que mais motivou os pacientes adultos a buscarem o tratamento ortodôntico.


Acreditamos que o papel do Ortodontista é conhecer e saber orientar sobre os recursos e aparelhos disponíveis na Ortodontia Contemporânea. Ciente das características, vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas, o paciente poderá tomar sua decisão de modo seguro e consciente.


Vale ressaltar que o resultado final e a estabilidade do tratamento não estão relacionados ao tipo de aparelho utilizado, mas sim ao correto diagnóstico e plano de tratamento, elaborados por um profissional capacitado. A biologia da movimentação dentária deve ser sempre respeitada, pois promessas de tratamentos e aparelhos  “mais rápidos” podem trazer sequelas irreversíveis aos dentes e tecidos de suporte (ossos e gengiva).

 

Existe um arsenal muito grande de recursos mecânicos utilizados pela Ortodontia, o que torna inviável listá-los e descrevê-los aqui. Listamos algumas informações sobre os principais tipos de aparelhos ortodônticos utilizados atualmente.



consultorio
Speciallità Ortodontia ® - Todos os direitos reservados. Copyright 2012