É extremamente importante manter uma boa higiene bucal durante todo o tratamento ortodôntico. Apesar da presença dos "brackets", anéis e fios dificultarem a escovação, o correto uso do fio dental e a higienização criteriosa são suficientes para evitar cárie dentária, acúmulo de biofilme (placa bacteriana), e inflamação gengival. Preservar a integridade dos tecidos de suporte e proteção dos dentes é pré-requisito para uma movimentação dentária saudável.
A higienização bucal deve sempre iniciar com o uso do fio dental, o qual deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. Para facilitar o seu uso, pode-se utilizar um passa-fio. Vale lembrar que a função do fio dental não é desobstruir o espaço entre os dentes, mas limpar corretamente suas faces proximais e o sulco gengival, com movimentos de vai-e vem.
Passa-Fio Dental | Introdução do Fio sob o Arco Ortodôntico | Higienização do Sulco Gengival |
Forma correta de utilização do fio dental
O fio dental também pode ser utilizado para higienizar aparelhos auxiliares fixos
É uma ferramenta auxiliar para manter os dentes e aparelhos limpos. Pode ser usada para higienizar as regiões localizadas sob o arco ortodôntico, ao redor dos brackets.
Forma correta de utilização da escova interdental
Existem técnicas de escovação dentária diferentes a serem preconizadas de acordo com o fenótipo periodontal (tipo de gengiva) de cada indivíduo. Por isso, a técnica de escovação a ser utilizada deve ser orientada pelo ortodontista, para cada um dos pacientes, individualmente, e logo após a montagem do aparelho.
Escovação dentária
As placas removíveis devem ser higienizadas toda vez que se for escovar os dentes. O acúmulo de biofilme (placa bacteriana) e partículas alimentares são responsáveis pelo aparecimento de odor desagradável no aparelho. A escovação pode ser realizada com água e creme dental, e uma limpeza mais profunda poderá ser feita embebendo o aparelho em antisséptico bucal (sem ácool), durante alguns minutos, pelo menos duas vezes por semana.
Foto 1 - Escovação da placa | Foto 2 - Aparelho mergulhado em antisséptico bulcal sem álcool |
• Não use água quente, nem fervuras para tentar “esterilizar” o aparelho, pois o calor pode causar deformações irreparáveis no mesmo.
• Não utilize álcool nem antissépticos bucais alcoolizados para limpá-lo, pois essa substância corroe o acrílico.
• Caso esteja fora de casa e não tenha condições de limpar o aparelho com escova e creme dental, utilize, provisoriamente, água e sabão líquido.
• Ao fazer refeições em lugares públicos, deve-se dar atenção especial ao local de armazenamaneto do aparelho. É muito comum as pessoas esquecê-lo em mesas de restaurantes, balcões de lanchonetes e outros lugares públicos, etc.
• Guarde seu aparelho sempre limpo e numa caixa apropriada. Guardá-lo sem higienização prévia pode causar mau odor no aparelho.
• Evite enrolar seu aparelho em guardanapos ou papéis amassados, pois eles podem ser jogados no lixo, inadvertidamente.
• Evite guardar seu aparelho em bolsos traseiros de calças, pois trata-se de um material de relativa fragilidade.
• É natural que se tenha uma ligeira dificuldade na pronúncia e certas sílabas ou palavras nos primeiros dias de uso, mas isso deve melhorar em aproximadamente três dias.