// erro cache menssage in server... 98734892374892374 // Lock in line 44
Os aparelhos fixos recebem este nome por serem colados diretamente sobre o esmalte dos dentes, por meio de cimentos e adesivos especiais. Podem ser utilizados em crianças e adultos, independem da colaboração de uso, mas necessitam de maiores cuidados durante a alimentação e higienização bucal.
Constituídos, basicamente, de anéis, "brackets" e fios, são capazes de realizar movimentações dentárias nos três planos do espaço, oferecendo ao profissional a possibilidade de total controle do tratamento e detalhamento artístico, o que confere a cada caso uma individualização única.
Aparelho Fixo Corretivo Metálico / Cerâmico | Apresentação das partes constituintes do aparelho corretivo fixo |
Os "brackets" metálicos, na sua grande maioria fabricados com ligas de aço inoxidável, são os mais tradicionais, resistentes e eficientes, além de permitirem uma remoção bastante segura (pouco risco de fratura de esmalte durante a remoção do aparelho). Existem vários tipos, modelos e tamanhos e, atualmente, estão cada vez menores, mais discretos e confortáveis.
Aparelho Fixo Corretivo Metálico | Colagem de "Brackets" Ortodônticos |
Foram introduzidos no final da década de 80 e representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter o “sorriso metálico”. A sua utilização motivou o paciente adulto a buscar o tratamento ortodôntico.
Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples, feitos de plástico (policarbonato) ou de fibra de vidro, são mais frágeis e podem corar durante o tratamento. Os de melhor qualidade, fabricados em porcelana, são razoavelmente resistentes e não absorvem pigmentos dos alimentos.
Os “brackets” de porcelana podem ser divididos em duas categorias: os feitos de porcelana policristalina, de cor perolizada (a) e os de porcelana monocristalina (b), também conhecidos comercialmente por “brackets de safira”. Este último, a mais recente inovação em aparelhos estéticos, tem uma aparência incolor, o que torna o sistema praticamente imperceptível. Cada cristal da porcelana é lapidado, polido e transformado em um “bracket” liso, claro e resistente, além de serem menores e menos volumosos que os de cerâmica policristalina.
a) "Bracket" cerâmico policristalino b) "Bracket" cerâmico monocristalino (Safira) |
Amarração elástica do aparelho "estético" |
Os "brackets" de porcelana oferecem como ÚNICA vantagem uma melhor aparência estética. Como desvantagens, destacamos:
1- são menos resistentes que os metálicos (fraturam com mais facilidade);
2 - na sua maioria, apresentam maior atrito com os fios e por isso maior resistência ao deslizamento dentário;
3 - baixa segurança durante a remoção do aparelho (grande possibilidade de fratura de esmalte) - o que é, na nossa opinião, a maior e mais séria desvantagem.