// erro cache menssage in server... 98734892374892374 // Lock in line 44
Nos últimos anos, o atendimento de pacientes adultos tornou-se frequente nos consultórios de Ortodontia. São adultos jovens em busca de uma melhor estética dentária e facial, e também adultos em idades mais avançadas, em busca de melhores alternativas terapêuticas para reabilitações orais mais complexas. O surgimento de aparelhagens ortodônticas mais estéticas e sistemas mecânicos mais confortáveis e eficientes, proporcionou menor incômodo e sofrimento a esse grupo de pessoas.
Em Ortodontia, indivíduos são considerados adultos quando não mais apresentam crescimento dos ossos maxilares. Problemas de origem esquelética nessa fase podem ser compensados com movimentações e extrações dentárias, ou tratados com dispositivos temporários de ancoragem (mini-implantes). Quando isso não é possível, são tratados de modo integrado com a cirurgia ortognática.
A movimentação dentária no paciente adulto, em termos biológicos, é exatamente a mesma que acontece em crianças e adolescentes, apesar de iniciar mais lentamente em virtude da menor atividade celular local e do osso mais compacto, embora apresente grande variação individual.
Além disso, a abordagem de pacientes adultos apresenta algumas peculiaridades:
a) Previamente a qualquer tipo de intervenção ortodôntica, os tecidos periodontais (ossos, ligamentos e gengiva) devem estar saudáveis, livres de qualquer doença inflamatória ativa. Alguns pacientes podem necessitar do acompanhamento de um periodontista durante todo o tratamento.
b) Muitas vezes, eles apresentam perdas dentárias, o que demanda um planejamento integrado com o endodontista, periodontista, implantodontista e protesista, definindo quais dentes serão mantidos, quais espaços devem ser fechados ou abertos e qual a sequência de atuação de cada especialista. Sem dúvida alguma, o tratamento ortodôntico representa um excelente coadjuvante nos diversos tipos de planejamentos protéticos, oferecendo condições de reabilitações orais mais biológicas e conservadoras.