Realizam movimentações dos dentes e seus tecidos de suporte e proteção.
Os aparelhos removíveis são placas de acrílico contendo grampos de retenção e componentes ortodônticos (arcos, grades, molas ou parafusos expansores), utilizados para realizar pequenos movimentos dentários. Podem ser usados também para fins ortopédicos em crianças e jovens em crescimento. Necessitam de alto grau de colaboração e cuidado.
São recursos mecânicos muito limitados; realizam apenas movimentos de inclinação das coroas dos dentes, com pobre controle da posição das raízes, além de grande dificuldade para corrigir giros dentários.
Fala-se muito na indicação de aparelhos removíveis para tratamentos em crianças, mas a indicação não deve ter relação com a idade do paciente e sim, com o grau de complexidade da movimentação dentária a ser realizada.
Adultos, normalmente, apresentam problemas mais complexos e por esse motivo necessitam de uma aparelhagem mais elaborada. Mas isso não quer dizer que adultos com tratamentos que envolvam movimentações dentárias de baixa complexidade não possam utilizar aparelhos removíveis.
Comumente utilizada para tratar mordidas cruzadas posteriores nas quais o arco dentário superior apresenta-se estreito em relação ao arco inferior. A placa é dividida em duas partes laterais, e um parafuso central irá separá-las lentamente, aumentando, progressivamente, a largura do arco dentário superior. As ativações do parafuso são feitas semanalmente pelo próprio paciente ou pelos responsáveis. Consultas mensais ao ortodontista são necessárias até a correção completa do problema.
Mecanismo de Ação da Placa Expansora
Clique aqui para visualizar caso clínico
Indicada para tratar pacientes em fase de crescimento que apresentam mordida profunda (situação na qual os dentes anterossuperiores recobrem mais de 1/3 dos dentes ântero-inferiores).
Funciona de modo passivo, isto é, é um aparelho que não necessita de ativações. Atua promovendo a separação dos dentes posteriores, permitindo que aconteça erupção dentária e crescimento alveolar vertical nessa região. Esse fato promove o “levante” da mordida, com a correção fisiológica do problema.
Mecanismo de Ação da Placa com Batente Anterior
Clique aqui para visualizar caso clínico
Utilizada para tratar a mordida aberta anterior (situação na qual os dentes ânterossuperiores não tem contato vertical com os dentes antero-inferiores).
Para atingir bons resultados de tratamento, o paciente deve ser bastante colaborador e não mais relatar a presença de hábitos de sucção (chupar chupeta ou dedo).
A grade atua impedindo a projeção e interposição da língua entre os dentes anteriores, permitindo que a erupção dentária e o crescimento alveolar dessa região aconteçam normalmente.
Para aumentar a estabilidade dos resultados após o fechamento da mordida, normalment, uma avaliação fonoaudiológica é solicitada.
Grade Lingual Removível | Mordida Aberta Anterior | Interposição Lingual |
Clique aqui para visualizar caso clínico
Utilizada no tratamento da mordida cruzada anterior dentária (situação na qual um ou mais dentes superiores encontram-se por trás dos dentes inferiores).
A mola é ativada a cada 4 semanas pelo ortodontista, liberando a força adequada na(s) unidade(s) a serem movimentadas.
Placa com Mola Digital | Mordida Cruzada Anterior | Posição Incorreta do Incisivo Central do lado esquerdo |
Clique aqui para visualizar caso clínico
Utilizada para reduzir a protrusão dos dentes anteriores em casos onde existam espaçamento entre eles (diastemas), melhorando a estética do sorriso e diminuindo a incidência de trauma nos incisivos.
Placa de Hawley | Protrusão dos Incisivos Superiores | Presença de espaços entre os dentes anteriores |